Visual Acoustics

“A verdadeira característica de uma fotografia de Shulman é que a energia transcende o espaço bidimensional. Quando vejo as suas “vistas construídas”, lembro do potencial de inerente a cada indivíduo.”

Eric Bricker, Diretor

 

A Case Study House no. 22 é uma das fotografias de arquitetura mais conhecidas e distribuídas de toda a carreira de Julius Shulman. A imagem mostra a Stahl House, projeto inovador do arquiteto Pierre Koenig, onde  duas mulheres conversam na sala de estar com paredes de vidro que repousa sobre uma estrutura em balanço, tendo o traçado das ruas de Hollywood abaixo.

Tido como o maior fotógrafo de arquitetura de todos os tempos, Shulman admite a fama mas prefere “ser um dos melhores”. A elegância e a precisão de suas composições se tornou referência obrigatória no gênero e ajudou a consolidar a trajetória de importantes arquitetos modernistas como Frank Lloyd Wright, Richard Neutra e Mies van der Rohe. A arquitetura produzida em Los Angeles a partir dos anos 1930 deve bastante ao trabalho do fotógrafo que capturou magistralmente a beleza daquelas construções modernistas.

Em Visual Acoustics (2008), o diretor Eric Bricker nos coloca em contato com a pessoa e a obra de Julius Shulman, destacando sua importante produção  e mostrando o fotógrafo ainda atuante aos 98 anos.

Quem tiver interesse em conhecer in loco a casa da família Sthal, localizada na Wood Drive, no. 1635, em Hollywood , pode adquirir seus tickets a partir de $ 150,00 no site da Stahl House.

documentário / cor / 83 min / 2008 / Estados Unidos

Ficha técnica:

Direção: Eric Bricker

Produção: Eric Bricker e Babette Zilch

Trilha: Charlie Campagna

Fotografia: Dante Spinotti e Aiken Weiss

Edição: Charlton McMillan

 

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>