TEDx Amazônia / Alexandre Sequeira

“a fotografia acaba sendo o assunto que nos aproxima… Falar de fotografia é falar de como a gente vê o mundo, de como a gente se vê, identidade, memória, vida e morte, verdade, fabulação.”

Alexandre Sequeira

 

O vídeo produzido pelo Tedx sobre a Amazônia em 2010 é uma apresentação de Alexandre Sequeira sobre o seu trabalho em Nazaré do Mocajuba, vilarejo do interior do estado do Pará, distante 3hs de Belém. O projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos (2004-2005), quando se tornou o “retratista”, em suas próprias palavras, da comunidade, estabelecendo uma relação de pertencimento com o local e de intimidade com seus moradores.

O fotógrafo passa a trocar objetos pessoais dos seus retratados  por novos. As cortinas, almofadas, lençóis, toalhas e redes são agora suportes onde serão reproduzidas as imagens dos seus donos, motivando uma ressignificação daquelas peças. A série é composta por 10 objetos-imagens e 10 fotografias que mostram estes nas moradias dos retratados. O valor da venda das cópias fotográficas é repassado à comunidade que decide como utilizar o dinheiro.

A fotografia é um pretexto para Alexandre se aproximar das pessoas e se conectar através da rede de afeto que constitui a base do seu trabalho. Pra ele, a fotografia é um vetor, um instrumento de aproximação.  Este espaço de trocas e encontro com o outro também esta presente em trabalhos como Meu Mundo Teu, realizado em Belém, e Entre a Lapinha da Serra e o Mata Capim, desenvolvido no interior de Minas Gerais.

cor / 11 min / 2010 / Brasil

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>