Paz a esta Casa

Por José Afonso Silva Júnior

 

Paz a esta casa é um audiovisual produzido em 1994, dirigido por Kleber Mendonça e editado por José Afonso Jr. Fotografado em  março de 1994 e editado em julho do mesmo ano, as imagens foram captadas em fotografia analógica, preto e branco, transcritas para o vídeo e montadas em Beta Analógico, na TV Viva de Olinda.

A idéia do vídeo surgiu quando Kleber Mendonça, perambulando pelo bairro de Casa Forte/ Poço da Panela, no Recife, local onde viveu sua infância, deparou-se com um monte de escombros de uma casa recém demolida.

Kleber namorava na época com Daniela, que tinha avós e tias avós que também moravam pelo mesmo entorno e cultivavam o hábito de tocar piano, no casarão onde viviam.

O vídeo provoca essa tensão entre elementos capturados no real (os escombros de uma demolição e uma performance doméstica de piano), costurados em uma ficção, porém com doses e probabilidades altas de ser algo plausível. 20 anos depois, podemos ver um certo grau profético no filme, que antecipa a corrida generalizada de substituição da memória urbana e arquitetônica por espigões, asfalto, aço e concreto armado.

No entanto, outras leituras são possíveis. O trabalho ainda antecipa, na era do analógico, a convergência como processo narrativo entre gramáticas (fotografia, vídeo, som direto), tornando indistinta a construção de sentido. É um filme feito de fotos? São fotos concatenadas para um filme?

p&b / 1 min / 1994 / Brasil

 

Ficha técnica:

Direção, Roteiro e Fotografia: Kleber Mendonça Filho

Montagem: José Afonso Jr.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>