New York Fantasy

New York Fantasy

 

“As pessoas são tão maravilhosas que um fotógrafo só tem que esperar por esse momento sem fôlego para capturar o que ele quer no filme.”
Arthur Weegee Fellig
Weegee nasceu Ascher Fellig em Lemburg, atual Ucrânia. A família migra para Nova Iorque em 1909 e o garoto de 10 anos de idade passa a se chamar Arthur. Trabalhou em diversas atividades, incluindo assistente de laboratório. Em 1935 decide criar seu próprio trabalho e se lança como fotógrafo freelancer. Sua ideia era vender suas fotografias para os jornais locais interessados em noticiar o cotidiano da cidade, sobretudo o submundo do crime. Nos anos 1930 e 1940 se notabilizou por sua cobertura dos assasinatos, ajudando a definir um estilo de fotografia que viria a ser a linguagem empregada nos tabloides. Chegava na cena do crime antes da polícia e no seu laboratório improvisado no porta-malas do seu carro garantia o furo de reportagem para impressa. Documentou a vida e a morte em Manhatan. Em 1945 lança seu primeiro livro intitulado Naked City, onde o fotógrafo se revela não apenas na seleção das imagens mas também pelo seu senso de humor e ironia presentes na edição e nas legendas da publicação. Já em 1943, tem fotografias adquiridas pelo MOMA e integra a exposição “50 fotos por 50 fotógrafos” com curadoria de Edward Steichen.

Weegee fez diversos experimentos audiovisuais em 16mm a partir do final dos anos 1940, chegando em seguida a trabalhar em Hollywood como fotógrafo, consultor em produções de nomes importantes como Stanley Kubrick e ainda como ator. Em New York Fantasy, de 1948, apresenta a sua sinfonia para a cidade em um curta metragem psicodélico com imagens distorcidas mostrando o frenesi da Big Apple. Entre os anos 1950 e 1960, utilizando lentes prismáticas de plástico e caleidoscópios, produz uma série de retratos distorcidos de celebridades, o que considerava ser seu verdadeiro trabalho artístico.

Documentário / cor e p&b / 8min / 1948 / USA
Direção e fotografia: Arthur Weegee Fellig

 

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>