Nascidos em Bordéis

A ideia da documentarista Zana Briski era mostrar a realidade das prostitutas de Calcutá, na Índia. Com as dificuldades encontradas para realizar a documentação do seu trabalho, Zana decide se mudar para o bairro dos prostíbulos na tentativa de se aproximar das profissionais do sexo e realizar a sua pesquisa. Percebe que as crianças que moravam nos bordéis, filhos e filhas das prostitutas, seriam as maiores vítimas do preconceito e da opressão.

Frente ao interesse e a curiosidade das crianças com a fotografia, é sob ótica desses que a cineasta Zana Briski e o co-diretor Ross Uffman decidem abordar o tema. A partir de câmeras analógicas compactas, as crianças passam a registrar o cotidiano das suas vidas e do bairro. O resultado são imagens tocantes que mostram com intimidade aquela realidade.

Briski realiza oficinas básicas de fotografia entre os anos 2000 e 2003, ensinando os princípios da técnica para nove crianças da comunidade. Em 2002, funda o projeto “Kids With Cameras”  com o objetivo de mobilizar recursos e melhorar as condições de vida de crianças em risco social. O filme é premiado com o Oscar de melhor documentário de 2005.

 

Documentário / Cor / 86 min / 2004 / EUA

 

Ficha Técnica

Direção: Ross Kauffman, Zana Briski

Roteiro: Ross Kauffman, Zana Briski

Produção: Ross Kauffman, Zana Briski

Fotografia: Ross Kauffman, Zana Briski

Trilha Sonora: John McDowell

Elenco Principal: Shanti Das, Avijit, Suchtra, Manik, Gour, Puja Mukerjee, Tapasi, Mamuni, Kochi, Zana Briski, Sunil Halder, Geeta Masi.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>