Menos-valia (leilão) – Rosângela Rennó

“Afinal de contas, o que é a atribuição de valor financeiro a um objeto que, no fundo, não tem nenhuma utilidade prática, aquilo que costumamos chamar de serventia? É um valor atribuído simbolicamente, visto como puramente arbitrário”

Rosângela Rennó

 

O vídeo é o registro do leilão do trabalho Menos-valia, apresentado na 29a. Bienal Internacional de São Paulo em 2010. Ao todo, 73 objetos ligados ao universo da fotografia, coletados em feiras e brechós do Brasil e do exterior, foram recompostos a partir de pequenos restauros, assemblagens e colocação de molduras  e apresentados ao público. A obra consistia na aquisição e seleção dos itens, na exposição e no leilão para venda das peças, realizado por um leiloeiro oficial.

Aqui, a artista Rosângela Rennó, uma “colecionadora irreprimível”, como se define, faz uso da apropriação e da valorização dos objetos, uma busca constante em sua produção, para trazer novos significados e valores enquanto nos confronta com os mecanismos do mercado de arte.

Um livro apresentando todo o processo de Menos-valia, financiado com a verba do leilão, foi lançado pela editora Cosac Naify em 2012.

 

cor / 13 min / 2012 / Brasil

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>