Men At Lunch [trailer]

O documentário investiga a icônica fotografia Lunch atop a Skycraper, realizada em setembro de 1932 durante a construção do Rockefeller Center em Nova York, que mostra 11 operários almoçando, sentados sobre uma viga de ferro, na altura do 69o. andar, a 250 metros de altura do nível da rua. A autoria da foto é desconhecida – eram vários os fotógrafos que se aventuravam em escalar as estruturas metálicas e em fazer fotos que mostravam a opulência norte-americano durante a Grande Depressão dos anos 1930’s. Poucas imagens conseguem captar a essência de um lugar e do seu momento histórico como esta.

A imagem se tornou clichê e símbolo dos Estados Unidos, caindo em domínio público e estampando toda sorte de souvenirs. É também uma referência ao trabalho dos imigrantes que construíram aquela cidade.
O negativo original pertence hoje a Corbis que o adquiriu em 1995 da agência de notícias United Press International. A família de Charles Ebbets reinvidica a autoria da imagem, embora, pelo menos, outros dois fotógrafos também estivessem no edifício no mesmo dia da tomada da foto, como comprovam a documentação do arquico do próprio Rockfeller Center.

 

Doumentário / Cor e PB / 65 min  / 2012 /Irlanda

 

Ficha Técnica

 

Direção: Seán O´Cualáin

Produção: Alan Maher, Éamonn O´Cualáin

Musica: Kilian Fitzgerald

Direção de Fotografia: Réamonn MacDonncha

Edição: John Murphy

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>