Marginália

 

“a partir dali, eu tive certeza que estava nascendo uma linguagem nova”

João Wainer falando sobre a interseção da fotografia e do vídeo com a chegada das câmeras DSLR com recursos de registro em vídeo.

 

Marginália (2005) é o primeiro trabalho de João Wainer que funde as suas produções em fotografia e vídeo que, até então, andavam em paralelo. O vídeo mostra a “vidaloka” de protagonistas das periferias do Rio e de São Paulo. As imagens se inspiram nas letras dos rappers Mano Brown, MV Bill e Dexter. O trabalho, que também gerou uma exposição, foi vencedor da Bolsa Fnac/Fotosite de incentivo à Fotografia.

 

João Wainer é fotógrafo e documentarista. Começa cedos, aos 16. Com dezoito anos, trabalha como assistente do fotógrafo Bob Wolfenson e, em seguida, vai integrar a equipe de fotógrafos do Jornal Folha de São Paulo. É o idealizador do projeto de vídeo do jornal que mais tarde se desdobraria na TV FOLHA, onde hoje é diretor e editor. O formato inovador traz a linguagem do documentário para o jornalismo diário. Exposições no Brasil e exterior, prêmios, livros, fotos na Coleção Pirelli – MASP, etc, fazem parte do seu currículo, além da sua forte produção em audiovisual que se destaca no gênero documentário.

 

http://joaowainer.wordpress.com

http://vimeo.com/user1075619

http://www1.folha.uol.com.br/tv/

 

Documentário / cor / 6 min / 2005 / Brasil

 

Ficha Técnica

Direção e fotos: João Wainer

Vídeo: João Wainer e Roberto T. Oliveira

Edição: André Wainer

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>