Manufactured Landscapes

“Se destruirmos a natureza, destruiremos a nós mesmos”

Edward Burtynsky

 

As linhas de montagem de uma fábrica de eletrodomésticos na China, numa tomada de infindáveis oito minutos de duração, abrem o documentário. Manufactured Landscape nos apresenta o trabalho do renomado fotógrafo canadense Edward Burtynsky que tem registrado as modificações da paisagem natural decorrente da industrialização. Ele investiga o fenômeno mostrando desde a extração de matérias primas para produção de bens de consumo até o seu descarte, quando estes materiais se tornam detritos. Imagens de grande poder estético que questionam o consumo e o modelo de desenvolvimento adotado por nossa sociedade.

O filme acompanha o fotógrafo à China, onde documenta as evidências e os efeitos da revolução industrial em curso no país, as obras da barragens das Três Gargantas que desapropriou as casas de mais de 1 milhão de pessoas,  o assustador crescimento urbano da cidade de Shangai e as imensas fábricas que exportam seus produtos para o resto do mundo.

 

Doumentário / Cor e PB / 90 min / 16mm / 2006 /Canada

 

Ficha Técnica

Direção: Jennifer Baichwal

Produção: Jennifer Baichwal, Shana Collier

Musica: Dan Driscoll

Direção de Fotografia: Peter Mettler

Edição: Roland Schlimme

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>