La Ciudad de Los Fotógrafos

Por Eva Duarte

 

“Com a fotografia, creio que sim, ajudamos a trazer à tona o que estava acontecendo com outras pessoas. E, sobretudo, às pessoas anônimas que são as que aparecem nas minhas fotografias, que são as que me interessam. Certas fotos que são emblemáticas para mim, mostram gente anônima, que ia manifestar sua inconformidade. E, através, da fotografia, mostrávamos a inconformidade com esse sistema, com a ditadura. E, nesse sentido, é uma ferramenta poderosa.”

Álvaro Hoppe   

Durante a ditadura militar encabeçada por Pinochet no Chile (1973-1990), o trabalho dos fotógrafos foi fundamental para o registro das atrocidades sofridas diariamente pela sociedade. Foi importante também para a divulgação das condições de vida e defesa dessa sociedade que diária e incansavelmente esteve nas ruas protestando contra os desmandos e a violência com que era tratada pelo regime.

O documentário “A Cidade dos Fotógrafos” mostra como os fotógrafos amadores de Santiago perceberam a importância do seu trabalho para a ruptura nas barreiras da censura, a necessidade da criação de uma Associação de Fotógrafos Independentes (AFI), o processo de profissionalização de alguns e os usos da fotografia no período pós-regime militar.

documentário / cor / 80 min / 2006 / Chile

 

Ficha técnica:

Direção: Sebastián Moreno

Roteiro: Claudia Barril, Nona Fernández, Sebastián Moreno

Produção: Viviana Erpel

Trilha: Manuel García, Silvio Paredes

Fotografia: David Bravo

Edição: María Teresa Viera-Gallo

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>