Henri Cartier-Bresson: The Impassioned Eye (trailer)

“Basicamente, você só tem que fazer as pessoas esquecerem a câmera. E você também.”

Henri Cartier-Bresson

 

São muitos os documentários sobre a vida e a obra do fotógrafo mais importante do século XX. Ninguém menos que Richard Avedon já nos alertava para o fato de que “todo mundo é filhote de Cartier-Bresson“. A influência do mestre que ignorava os limites do fotojornalismo e das artes se fez por todos os gêneros da fotografia. O termo “momento decisivo”, cunhado pelo próprio HCB, colocou os fotógrafos em busca do instante preciso do click capaz de eternizar, com perfeição, um fragmento da história. Henri Cartier-Bresson estudou pintura e desenho antes de se iniciar na imagem técnica. No cinema, realizou alguns documentários antes de ser mundialmente reconhecido como fotógrafo. Com a fundação da Agência Magnum em 1947, irá se dedicar à reportagem fotográfica.

Henri Cartier-Bresson: The Imapassioned Eye (2003) é construído a partir de entrevistas concedidas por HCB e depoimentos de importantes nomes das artes e da fotografia como Robert Delpire, Elliott Erwitt e Josef Koudelka.  O documentário de Heinz Butler, que também dirigiu um filme sobre o fotógrafo Edward Quinn (Riviera Cocktail, 2006), apresenta Cartier-Bresson comentando as suas fotografias que registraram grandes acontecimentos e personalidades  da história recente do planeta, durante a II Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola, a Revolução Cultural na China, os últimos momentos de Gandhi, entre outros.

 

documentário / cor / 72 min / 2003 / Suíça

 

Ficha técnica:

Direção e Roteiro: Heinz Bütler

Produção: Heinz Bütler, Wolfgang Frei, Agnes Sire

Fotografia: Matthias Kälin

Edição: Anja Bombelli

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>