Foto em Cena – Cristiano Mascaro

“Fotografar é mais que uma simples observação. Você tem que acertar um alvo.”

A câmera fotográfica nas mãos de Cristiano Mascaro é vista como um bloco de notas. E é como um dos mais importantes cronistas da cidade de São Paulo que é reconhecido. Suas imagens se dão a partir do caminhar, colhendo as surpresas que encontra na rua. Arquiteto de formação, a paisagem urbana é o cerne da sua produção fotográfica.

Ainda durante o curso de arquitetura, se “refugiando” na biblioteca da faculdade, se depara com um livro do Cartier Bresson. O deslumbramento com Imagens a la Sauvette converteria o arquiteto em fotógrafo. Na academia, dedica seu mestrado e seu doutorado na investigação da relação da fotografia com espaço urbano construído.

A partir da documentação fotográfica do bairro do Brás, realizado em parceria com Pedro Martinelli no início da década de 1970, começa a trabalha no que chama de uma “fotografia construída” e se encanta com a câmera Hasselblad.

Este programa é uma produção e realização do projeto Foto Em Cena com direção e curadoria de Débora 70 que tem o objetivo de “mostrar a identidade brasileira através da lente de seus fotógrafos”. O projeto já realizou uma série com 26 programas com grandes nomes da fotografia brasileira. Confira aqui o site do projeto.

 

Documentário / Cor / 12 min / 2010 / Brasil

 

Ficha Técnica

Direção e Curadoria: Débora Setenta

Edição e Montagem: Marcílio Costa

Fotografia e Câmera: Daílton Valério

Realização: Fotoincena

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>