Foto em Cena – Cláudia Andujar

“Eu marquei eles para viver”

Fotógrafa de origem húngara, naturalizada brasileira, Cláudia Andujar muda-se para o Brasil em 1955, com 24 anos de idade. Tem seus primeiros contatos com a fotografia em Nova York, ainda antes de chegar ao Brasil, fugindo da II Guerra Mundial.

Na busca de conhecer o Brasil, tem seu primeiro contato com os Yanomami no final dos 1960’s, fato que irá marcar toda a sua produção a partir de então. Andujar se encanta com aquele povo e decide abandonar o fotojornalismo e “se entregar” à cultura Yanomami. Foram 30 anos de dedicação, lutando inclusive pela demarcação do território Yanomami. Um dos seus trabalhos mais contundentes e emocionantes, Marcados, surge deste convívio.

Este programa sobre o trabalho da fotógrafa Cláudia Andujar é uma produção e realização do projeto Foto Em Cena com direção e curadoria de Débora 70 que tem o objetivo de “mostrar a identidade brasileira através da lente de seus fotógrafos”. O projeto já realizou uma série com 26 programas com grandes nomes da fotografia brasileira. Confira aqui o site do projeto.

 

Documentário / Cor / 12 min / 2010 / Brasil

 

Ficha Técnica

Direção e Curadoria: Débora Setenta

Edição e Montagem: Marcílio Costa

Fotografia e Câmera: Daílton Valério

Realização: Fotoincena

 

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>