Finding Vivian Maier

“Vivian Maier, francesa de origem e moradora de Chicago nos últimos 50 anos, faleceu em paz na segunda-feira. Foi uma segunda mãe para John, Lane e Matthew. Sua mente aberta tocou a todos que a conheceram. Sempre pronta a dar sua opinião, um conselho, uma ajuda.”

Durante mais de 40 anos a fotógrafa, hoje célebre,  Vivian Dorothea Maier trabalhou como babá. Nas horas vagas fotografava de forma compulsiva as cidades de Nova York, Los Angeles e Chicago. Sua surpreendente obra dá conta de mais 100 mil fotografias reveladas pela própria autora, além das cerca de 50 mil frames que deixou sem revelar. Maier faleceu em 2007 sem ter o seu trabalho conhecido.

O reconhecimento póstumo a partir da exposição “Nova fotografia de rua, feita há 60 anos” (2011) exibida em diversas cidades, é fruto da pesquisa do debutante diretor John Maloof que arrematou em 2007 por 400 dólares, em uma casa de leilões, um lote com 30 mil negativos e 1.600 rolos de filme não revelados, mostrando cenas urbanas da cidade de Chicago dos anos 1960’s. Maloof procurava, na ocasião, por imagens históricas da cidade para a edição de um livro. Não sabia que encontrara um tesouro.

As pesquisas sobre o paradeiro da autora das fotografias realizadas através da internet não obtiveram sucesso. Encantado com a originalidade das imagens, Maloof decide publicar algumas das fotos num blog, em busca de alguma pista sobre a desconhecida fotógrafa. Obtém inúmeras respostas entusiasmadas com a qualidade do material. Apenas em abril de 2009, com a publicação da nota de falecimento da Srta Maier, John Maloof consegue entrar em contato com uma família que havia contratado a babá por 17 anos. O documentário Finding Vivian Maier vai em busca de pistas para desvendar a história dessa misteriosa e excêntrica personagem cuja obra nos presenteia com uma magnífica fotografia de rua, das mais instigantes da segunda metade do século XX.

Documentário / cor e p&b / 83 min / 2013 / EUA

 

Ficha técnica:

Direção e roteiro: John Maloof e Charlie Siskel

Produção: John Maloof e Charlie Siskel

Direção de Fotografia / Operador de câmera: John Maloof

Direção de Arte: Eva Lipman

Edição de som: Hilary Jiawen Long

Elenco Principal: John Maloof, Vivia Maier (voz de arquivo), Daniel Arnaud, Simon Amédé, Maren Baylaender, Eula Biss, Bindy Bitterman

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>