Contacts

“36 exposições, seis grupos de seis fotografias, tiradas uma após a outra que podem ser lidas da esquerda para a direita com um texto… É o diário do fotógrafo. Você vê o que ele vê através do visor: suas hesitações, seus acertos, as suas escolhas”

Willian Klein

 

Concebida a partir de uma ideia do fotógrafo Willian Klein, a série de minidocumentários Contacts, recentemente lançada no Brasil pelo Instituto Moreira Sales, revela o que está por trás das imagens dos grandes nomes da fotografia mundial. Melhor dizendo, o que está, na verdade, ao seu lado, antes e depois da imagem escolhida. Autores renomados falam do processo de produção dos seus trabalhos, suas escolhas e motivações a partir da avaliação das suas folhas de contato.

Contacts está dividida em 03 volumes, A Grande Tradição do Fotojornalismo (1989), O Renascimento da Fotografia Contemporânea (1991) e Fotografia Conceitual (2001), cada um com 10 a 12 curtas trazendo nomes como os de Bresson, Koudelka, Doisneau, Hiroshi Sugimoto, Andreas Gursky, Martin Parr e do próprio Wilian Klein.

Klein, no documentário de estréia, nos convida a refletir sobre este processo de edição que se dá a partir dos contatos e, mesmo antes, no momento do click. Nos provoca sobre a fotografia e a “não-fotografia” e pergunta: “Por que uma imagem tirada em vez de outra ? E por que uma é escolhida em vez de outra?”

 

documentário / cor e p&b / 14 min / 1989 / França

 

Ficha técnica:

Direção: William Klein

Produtora: KS Visions e Riff International Production

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>