Colorama – The Stories Behind the Pictures

O Colorama da Kodak consistia num grande painel publicitário de dimensões espetaculares (18mx5,5m), impresso em backlight a partir de enormes folhas de filme Ektacolor,  fixado no Grand Station Terminal de Nova Iorque.

Por 40 anos, entre 1950 e 1990, 600 mil pessoas por dia viram “as maiores fotografias do mundo”, como costumavam ser chamadas as imagens do colorama. As cenas apresentavam  belos e inacreditáveis momentos de um idealizado “American Way of Life”, onde os personagens apareciam fotografando e sendo fotografados. A campanha ajudou a Kodak a vender e divulgar seus produtos e popularizou o uso da fotografia colorida.

Embora Ansel Adams, Ernst Haas e Eliot Porter tenham produzido coloramas a pedido da Kodak, a maior parte das fotografias foram feitas por uma equipe da própria empresa. Neil Montanus, que trabalhou por 40 anos para a Kodak, assinou 55 coloramas.

O curta metragem de 8min é um fragmento de um documentário que conta os bastidores da foto “Fifteen Babies”, de autoria do fotógrafo Sam Campanaro, a imagem mais famosa da campanha publicitária.

documentário / cor / 8 min / 2005 / EEUU

Ficha técnica:
Direção: Mike Champlin
Produção: DeBergerac Productions

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>