Chevolution

Por Eva Duarte

“A foto original tinha uma palmeira de um lado e um perfil do outro. Korda o cortou para criar a bela consistência do retrato. Mas, no processo, ele separou o momento da história.“

Michael Casey

 

Chevolution conta a história da fotografia mais reproduzida no mundo. O documentário dirigido por Louis Lopez e Trisha Ziff investiga a trajetória do retrato de Ernesto “Che” Guevara captado por Alberto Korda na Plaza de Revolución na cerimônia de velório das vítimas da explosão do navio La Coubre no Porto de Cuba. Alberto Korda havia deixado uma brilhante carreira como fotógrafo de moda para se tornar acompanhante de Fidel Castro.

Na foto, aparece o rosto de Che, o olhar era de compaixão, de empatia e de disposição para enfrentar o que viria daí para a frente, pois como afirmou Diana Díaz López, filha de Korda, aquele era apenas o primeiro ataque terrorista sofrido por Cuba na história. O instantâneo foi feito com uma câmera Leica M2, com o close focado do meio da multidão.

Apesar de realizado em 5 de março de 1960, o retrato teve sua primeira publicação em Cuba somente no ano seguinte e internacionalmente pelo Paris Match em 1967. A partir das manifestações de maio de 1968, o pôster feito a partir da foto se multiplicou incontavelmente, via mimeógrafo, serigrafia, offset, xerox, pois era facilmente reprodutível em preto e branco por conta do alto contraste.

Desde aquela época, o Guerrillero Heroico, título dado à foto por Korda, ilustra desde faixas, placas, e camisas em contextos históricos a embalagens de cerveja e cigarro. A família do fotógrafo vem tentando manter a imagem íntegra, longe do que se contrapõe aos ideais de Che, envolvendo-se em batalhas judiciais, quase sempre vitoriosas.

Documentário / cor e p&b / 86 min / 2008 / Estados Unidos

 

Ficha Técnica

Direção: Luis Lopez, Trisha Ziff

Produção: Trisha Ziff

Cinematografia: Jan Pester

Edição do Filme: Luis Lopez

Elenco Principal: Gerry Adams, Antonio Banderas, Gael García Bernal,  Ernesto Che Guevara, Tom Morello e Miguel Nájera. 

 

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>