Caçadores da Alma – Fotografia e Tecnologia

Por Eva Duarte

“A fotografia é uma árvore só, com uma copa maravilhosamente bela. Se a gente começar a podar essa copa, mais tarde nós vamos ter um tronco seco, sem beleza nenhuma pra gente mostrar.”

Mestre Júlio

 

Caçadores da Alma é uma série dirigida por Silvio Tendler que reflete sua admiração e experiência na lida de cineasta com fotógrafos em ação nos sets de filmagem e outros espaços da sua vida. Empolgado, admite no episódio Balanço Final: “Sempre tive fascínio pela foto. A ideia de contar uma história com apenas uma imagem me deixa com inveja dos fotógrafos”.

Em 2012, Tendler retomou o tema que já rendera seu média-metragem homônimo em 1988.  Fotojornalismo, fotografia de família, de natureza, e outras áreas de atuação, são abordados em suas questões técnicas, éticas e estéticas ao longo de 13 episódios da série desenvolvida para a TVBrasil.

No episódio “Fotografia e Tecnologia”, profissionais falam sobre a evolução dos equipamentos, dos suportes e ferramentas de pós-produção, assim como as transformações estéticas que cada mudança produz. Da Fotopintura ao Photoshop, do lambe-lambe aos aparelhos digitais portáteis, o desenvolvimento de possibilidades parece se expandir diante dos seus olhos treinados causando mais curiosidade do que espanto. Entre os fotógrafos entrevistados neste episódio estão Luiz Santos, Mestre Julio, Bob Wolfenson, Milton Montenegro, Milton Guran, Alexandre Sequeira e Chico Alagoano.

série / cor e p&b / 25 min / 2012 / Brasil

 

Ficha técnica:

Direção, Roteiro e texto: Silvio Tendler

Produção: Martha Twice

Direção de fotografia: Tiago Rios

Edição: Zé Pedro Tafner e Francisco Slade

Edição de Som: Toninho Muricy

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>