Bound by Passion – Trapped by his Passions, No Hope for Rescue (Trailer)

“Sim, elas (minhas imagens) são sórdidas e depravadas. Mas, por alguma razão, as pessoas carecem de coisas ruins.”

Jan Sudek

 

Jan Saudek é o fotógrafo mais conhecido e renomado da República Tcheca. Aos 15 anos de idade ganha sua primeira câmera e aos 17, em 1952, começa a trabalhar numa loja de impressões fotográficas. Além da fotografia, se inicia na pintura e no desenho. Durante a Segunda Grande Guerra, sua família sofre com a perseguição nazista aos judeus e ele vivencia os horrores  de um campo de concentração para crianças junto com seu irmão gêmeo, Karel (aka Kája Saudek), um importante nome dos quadrinhos e das artes gráficas.

 Saudek se torna internacionalmente famoso por sua produção realizada a partir de meados dos anos 1970, em imagens fotográficas coloridas à mão que se convertem em pinturas e mostram um mundo fantástico e surreal, cheio de erotismo e provocação. Muitas vezes compreendida como pornográfico, seu trabalho já foi apresentado em mais de 400 exposições ao redor do mundo.

O documentário Bound by Passion – Trapped by his Passions, No Hope for Rescue (2008), Envolvido pela Paixão – Preso às suas Paixões, Sem chance de Salvação, em tradução livre, dirigido pelo fotógrafo e cineasta tcheco Adolf Zika, admirador da obra de Saudek, se aprofunda na vida de Jan Saudek para entender a obra do artista.

 

documentário / cor / 96 min / 2007 / República Tcheca

Ficha técnica:

Direção e Roteiro: Adolf Zika

Edição: Karel Coma

Trilha: Claus Grabke

Efeitos Especiais: David Havel

Efeitos Visuais: Ales Gargulak, David Havel

Animação: David Havel

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>