Blow-Up [trailer]

“O que resta por dizer é sempre uma nuvem, duas nuvens, ou longas horas de céu perfeitamente limpo, retângulo puríssimo cravado com alfinetes na parede do meu quarto.”
Júlio Cortázar em Las Babas del Diablo

Thomas é um fotógrafo de moda renomado mas são as fotos tiradas de um casal num parque, por um acaso, o engenho da trama que envolve o protagonista no que parece ser um crime. As sucessivas ampliações em pormenores das imagens parecem revelar uma realidade distinta daquela que foi registrada.

Blow-Up se tornou um clássico por retratar a Londres do início dos Anos 1960´s com sua efervescência nas artes, na música e na moda. Eram tempos de uma sociedade que passava por mudanças sociais e comportamentais e começava a experimentar a liberdade sexual e o consumo de drogas. Recebido com entusiasmo pelo público, o filme rendeu mais de 20 milhoes de dólares na primeira obra em língua inglesa do diretor Michelângelo Antonioni. O roteiro é baseado no conto Las Babas del Diablo do escritor Júlio Cortázar e inspirado na vida do célebre fotógrafo inglês David Bailey.

Bailey não só documentou o movimento cultural da Swinging London como foi, ele próprio, um dos protagonistas de sua época. Além do seu trabalho no mundo da moda conhecido através da Vogue, imortalizou artistas do mundo pop como Beatles, Yoko Ono, Bob Dylan, David Bowie, Andy Warhol e Mick Jagger. Na década de setenta, dirigiu três documentários para a UK Television. Um deles sobre o fotógrafo Cecil Beaton (Beaton by Bailey).

Drama, Suspense / cor / 111 min / 1966 / 35mm / Inglaterra/Itália

Ficha Técnica

Direção: Michelangelo Antonioni

Roteiro: Michelangelo Antonioni e Tonino Guerra

Produção: Carlo Ponti, Pierre Rouve

Direção de Fotografia: Carlo Di Palma

Direção de Arte: Assheton Gorton

Música: Luiz Herbie Hancock

Elenco Principal: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles, Jane Birkin, Veruschka

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>