Baraka: A World Beyond Words (Trailer)

 

“Baraka é uma meditação guiada sobre a humanidade, o sagrado.”
Ron Fricke

 

Uma experiência sensorial única. Imagens primorosas acompanhadas de uma impecável trilha sonora numa narrativa não verbal que mostra a relação do ser humano com o planeta Terra em imagens captadas em 24 países ao redor do Globo.  A obra prima lançada em 1992 continua a influenciar e a inspirar produtores de imagens do cinema e da fotografia. O termo que dá nome ao documentário significa algo como a “essência da vida”, algo que fala de uma força espiritual interior.

Baraka – A World Beyond Words segue o conceito explorado pelo cultuado realizador Godfrey Reggio em sua trilogia Qatsi. Koyaanisqatsi, o primeiro da série, tem direção de fotografia e edição de Ron Fricke.

Acreditando que aquelas imagens deveriam ser capturadas num formato que propiciasse o máximo da experiência visual ao público, Fricke constrói uma câmera time lapse IMAX com o apoio do seu produtor Mark Magidson. É com este equipamento que irão realizar Chronos (1985) que é considerado um “esboço” de Baraka.

Em Baraka, as imagens foram realizadas em filmes de 65mm, a partir de equipamentos desenvolvidos para aquela produção e controlados por computadores. Na época, sequências em timelapse eram raras. A câmera inovava em trazer movimento, zoom, dolly, pan e hiperlapse. A produção contou com uma equipe experiente e com a consultoria de fotógrafos. Nas pesquisas de locação, utilizaram-se livros de fotografia e publicações como a National Geographic, sendo a agenda de filmagens definida levando-se em consideração as fases da lua já que algumas locações precisavam da lua cheia para as tomadas noturnas.

Em 2007, os negativos originais de Baraka foram restaurados e re-escaneados em 8k, primeira vez em que um filme foi escaneado nesta resolução. Foram mais de 3 semanas de operação contínua, produzindo cerca de 30 terabytes de imagens. Todo o processo de digitalização durou 16 meses, até o relançamento no formato Blu-ray em outubro de 2008, incluindo os extras: Baraka: A Closer Look, making of do filme, e The Restoration, que mostra o processo de restauração.

Samsara, lançado em 2012, dá continuidade e aprofunda temas e experiências visuais exploradas em Baraka.

 

Documentário / Cor / 96 min / 1992 / Estados Unidos

 

Ficha Técnica

Direção e Fotografia: Ron Fricke

Roteiro: Genevieve e Nicholas Constantine

Produção: Mark Magidson

Música: Michael Steams

Edição: Ron Fricke, Mark Magidson e Bob Green

 

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>