Ansel Adams – A Documentary Film

“Não é só um lugar, é uma experiência, especialmente em se tratando de Ansel Adams” John Szarkowski

 

O documentário traz a vida e a obra do fotógrafo que mostrou de forma monumental a beleza das paisagens naturais dos Estados Unidos, recriando em seus expectadores a experiência de estar presente nos cenários do oeste norte americano que registrou por quase 70 anos.

Filho único de uma família outrora próspera, Ansel Adams nasceu em 1902, na cidade de San Francisco. Na casa da família, isolada à beira mar, costumava explorar as dunas de onde avistava a cidade ao longe através da neblina. O pai percebe que o espírito inquieto e hiperativo da criança não se adequaria ao sistema tradicional de educação e investe numa formação alternativa. A música e o piano, aos 12 anos, foram sua primeira paixão, onde iria se dedicar inteiramente.

Ansel ganha de uma tia um livro sobre o Vale de Yosemite, do autor James Mason Hutchings, um dos primeiros divulgadores do refúgio de vida selvagem que viria a se tornar parque nacional. Embarca com a família numa viagem de trem e ônibus por dois dias para conhecer in loco o Yosemite. Lá recebe do seu pai uma Kodak Brownie no. 1. A fotografia passou a disputar sua atenção com o piano. “O esplendor de Yosemite explodiu sobre nós. Havia luz em todo lugar. Uma nova era se iniciava para mim” registrava, à epoca, Ansel Adams

Os instantâneos da Kodak o desapontavam, o que o forçou a estudar o processo fotográfico e a se dedicar integralmente à fotografia a partir de 1930. Em 1936, recebe o convite de Alfred Stieglitz para expor na galeria American Place, a mais importante de sua época. Público e crítica reconheceram o mérito de um dos mais importantes trabalhos do mestre.

O trabalho de Ansel Adams teve um papel importante na criação do Parque nacional de King´s Canyon que em 1940 passa a integrar o Sitema Nacional de Parques dos Estados Unidos. Na década de 1940, contratado pelo Ministério do Interior dos EEUU,  passa a investir numa série de imagens icônicas e complexas que ajudaram a moldar o senso de paisagem monumental.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>