Anna Mariani

“Eu ia andando, totalmente apaixonada pelo fenômeno, e fazendo, fazendo.”

Anna Mariani

Entrevista com Anna Mariani realizada pela jornalista Mona Dorf por ocasião da exposição e da reedição do livro Pinturas e Platibandas no Instituto Moreira Sales de São Paulo em 2010.

A fotógrafa carioca Anna Mariani percorreu uma centena de cidades do litoral ao sertão do Nordeste para registrar o universo poético das fachadas vernaculares pintadas de cal e pó xadrez em geometrias art decó. Um acervo de cerca de 2.000 imagens colecionadas entre 1976 e 1995.

O resultado já havia sido apresentado na 19a. Bienal de Artes de São Paulo (1987) e recebeu em 2010 uma nova edição, revista e ampliada pela própria autora, do livro Pinturas e Platibandas, lançada pelo Instituto Moreira Sales. A obra reúne 220 fotografias que revelam a beleza daquelas habitações populares onde suas fachadas são as protagonistas da paisagem.

 

 

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>