A Foto da Favela de Paraisópolis – Galileo Big Picture

“Criada no ambiente do jornalismo, essa foto talvez me faça atingir o que deveria ser o grande objetivo de um artista: provocar uma reflexão sobre o mundo e não sobre a obra e seu autor. Talvez esse seja o grande mérito da foto. Ela se libertou do autor e do contexto original para enriquecer um debate sobre o Brasil, sobre a América Latina, sobre a desigualdade (…) O absurdo da imagem nos impõe uma sensação de derrota inaceitável: como deixamos que as coisas chegassem a esse ponto?”

Tuca Vieira

 

A fotografia da favela de Paraisópolis de Tuca Vieira foi publicada na Folha de São Paulo em 20 de junho de 2004. Uma bela e incômoda imagem, síntese do Brasil. Dividindo o mesmo fotograma, duas realidades bem distintas  – a favela de Paraisópolis, uma das maiores da cidade de São Paulo com seus 80.000 habitantes e um prédio de luxo do Morumbi com suas piscinas privativas e quadras de tênis.

O programa Galileo Big Picture da televisão alemã descreve os contrastes da capital paulista a partir da fotografia de Tuca, mostrando as contradições de uma cidade imersa num ambiente de desigualdade e violência social.

cor / 4 min / 2012 / Alemanha

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>