911

O vídeo 911, da Cia de Foto em parceria com Twinstudio, mostra o cotidiano e os personagens da ocupação da antiga sede da Companhia Nacional de Tecidos, localizada na Avenida Prestes Maia, no. 911, centro de São Paulo, onde 1680 moradores permaneceram por quatro anos no prédio que ficou conhecido como a maior “favela vertical” do Brasil. A edificação de 29 andares estava abandonada há mais de uma década numa área de forte especulação imobiliária. Em 2004, com a retomada de políticas higienistas do governo municipal, as famílias foram expulsas.

O trabalho 911 ,realizado no ano de 2006, é a primeira produção da Cia de Foto concebida como ensaio e tb o primeiro a se valer do formato vídeo. A peça audiovisual articula fotografia e vídeo em núcleos que apresentam o dia-a-dia da ocupação, o ambiente e retratos dos moradores.

O extinto coletivo Cia de Foto, fundado em 2003, era composto em seu núcleo principal pelos fotógrafos Pio Figueiroa, Rafael Jacinto e João Kehl. A sua atuação se voltava para trabalhos comerciais e autorais articulados com o universo da arte contemporãnea, trazendo uma importante discussão sobre autoria na fotografia, uma vez que não assinavam individualmente suas produções.

cor / 5 min / 2006 / Brasil

 

Ficha técnica:

Fotos: Cia de Foto

Edição: Alex carvalho

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>